Reconhecimento Portaria nº 195 de 21/05/24 em 22/05/24
Projeto Pedagógico do Curso (PPC)
O Curso
O curso de Biomedicina oferece ao futuro biomédico o conhecimento teórico adequado, assim como toda a instrumentalização técnica para a prática profissional. É com a atividade interdisciplinar constante que o aluno se torna apto para assumir as responsabilidades técnicas da profissão, a fim de planejar e executar estudos, projetos e pesquisas científicas com o domínio dos avanços tecnológicos constantes e reconhecendo as possibilidades de ampliação do mercado de trabalho. O futuro biomédico encontra a infraestrutura para o desenvolvimento do seu conhecimento, desde as referências mais atuais dos estudos científicos até laboratórios equipados com o que há de mais moderno.
As Atividades Principais
Os profissionais formados no curso de Biomedicina da IES estão aptos a atuar em diversos campos da área da saúde, graças à sua formação ampla e generalista que lhes permite o domínio das diferentes competências, práticas e habilidades específicas. A partir do estudo da Biologia e suas revoluções dos últimos decênios, une-se à teoria as práticas nos diversos laboratórios, equipados para o desenvolvimento das aulas oferecidas: Microbiologia, Genética, Toxicologia, Imunologia, Biologia Molecular e Laboratório de Análises Clínicas, onde os exercícios cotidianos e suas aplicações possibilitam a formação pragmática na execução dos mais diversos exames, interpretando e emitindo laudos clínico-laboratoriais. Dessa forma, o futuro profissional estará apto a assumir posição de liderança visando ao bem-estar da comunidade, atuando em análises clínicas, citologia oncótica, hematologia, análises moleculares, análises ambientais, diagnóstico por imagem, reprodução humana, banco de sangue, indústrias de biotecnologia e nas diferentes áreas de atuação do profissional biomédico, de acordo com princípios éticos inerentes à profissão.
O Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para o Biomédico é amplo, possibilitando a atividade nos setores público e privado. No setor público, contribui para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas, família e comunidade, assim como no magistério superior para os diversos cursos da área da saúde, gerando e transmitindo novos conhecimentos. No setor privado, atua na indústria de produção de soros e vacinas, em laboratórios de Patologia Clínica, realizando exames, interpretando e emitindo laudos e pareceres, responsabilizando-se tecnicamente pelas análises clínico-laboratoriais. Em todo o país, vem crescendo a atuação de biomédicos na área de criminalística e também de biomedicina estética. O mercado abrange diversas atividades e exige o conhecimento multidisciplinar e sempre atualizado. O profissional de biomedicina pode optar por atuar nas seguintes habilitações: Acupuntura, Análise Ambiental, Análises Bromatológicas, Auditoria, Banco de Sangue, Biofísica, Biologia Molecular, Biomedicina Estética, Bioquímica, Citologia Oncótica, Embriologia, Farmacologia, Fisiologia, Fisiologia Geral, Fisiologia Humana, Genética, Hematologia, Histologia Humana, Histotecnologia Clínica,Imagenologia, Imunologia, Informática de Saúde, Microbiologia, Microbiologia de Alimentos, Parasitologia, Patologia, Patologia Clínica (Análises Clínicas), Perfusão Extracorpórea, Psicobiologia, Radiologia, Reprodução Humana, Sanitarista, Saúde Pública, Toxicologia, Virologia.